A serpente e a lima
Fábula: A serpente e a lima
Entrando uma serpente na casa de um ferreiro mordeu em uma lima, e como lhe esta resistisse, com mais força lhe aplicou os dentes; porém em vez de conseguir cravá-los, ficaram-lhe eles abalados, e a boca cheia de sangue. Então a lima lhe disse: e o que fazes, néscia, não vês que sou de aço, e de boa têmpera! Nem todas as serpentes do mundo me podem fazer mal; inerte lhes resisto, e se persistem, em pouco tempo ficam desdentadas.
MORAL : Uma vida honesta e pura é como a lima: por mais que a serpente da calúnia lhe queira cravar os dentes, nada consegue.
O medo não convive conosco, a verdade nos protege. Retaliações e ameaças por si só se desfazem por sua iniquidade.
O fraco lança mão da difamação quando em desespero um grande abismo se abre sob seus pés. Utiliza-se do falso poder, da pressão, da posição e mesmo das pessoas subjugáveis e frágeis para seus maus propósitos.
Não vamos esmorecer, temos objetivos, fomos os escolhidos e honraremos esta escolha.
Cabe neste momento refletirmos sobre nossa missão... Ora, tão serenas seriam as águas e chegaríamos tão mais rápido se todos remassemos coordenadamente em um só sentido.
A união decididamente é a chave para que alcancemos nossos objetivos. A luta nunca foi, não está e não será fácil.
O desdém com que somos tratados nesses anos todos não há de continuar. Chegará o dia que olharemos para trás e teremos a certeza que tudo valeu a pena.
Sentiremos orgulho de termos começado uma nova era, que fizemos o que estava ao nosso alcance e do melhor modo possível...
Pois então venham colegas, atendam este chamamento e caminhemos juntos. Faça da Associação a sua voz, dignifique e eleve a Medicina Legal (parafraseando Dr. Jorge Paulete Vanrell) ao patamar que ela merece, o mais alto.
Diretoria da AMLPR
Curitiba, fevereiro de 2012.