Cid Vasques deixa comando da Secretaria de Segurança Pública
Walter Gonçalves - que atualmente é o chefe de gabinete da pasta - assumirá interinamente a Secretaria de Segurança
Fonte: Jornal de Londrina
O procurador de Justiça Cid Vasques deixou o comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) na tarde desta terça-feira (18). A diretora-geral da pasta, Thathyana Assad, também pediu exoneração, segundo divulgou a assessoria de imprensa da pasta. Walter Gonçalves - que atualmente é o chefe de gabinete da pasta - assumirá interinamente a Secretaria de Segurança. Vasques estava no cargo há um ano e meio e foi o segundo secretário da Segurança Pública do governo Beto Richa. Ele ocupou a vaga deixada por Reinaldo de Almeida Cesar. O agora ex-secretário travou recentemente uma disputa intensa com o Ministério Público (MP), sua instituição de origem, quando propôs o rodízio de policiais no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Manifestação pública
Em uma carta publicada no site da Sesp - chamada de "Manifestação Pública" -, Vasques disse que setores do Ministério Público colocaram obstáculo para a realização do trabalho à frente da Sesp. “Setores do Ministério Público, instituição a que pertenço, na qual devotei e devoto importante parcela de minha existência, entenderam por bem obstaculizar a minha manutenção na direção da segurança pública”, diz a nota.
Procurado pela reportagem, o Ministério Público informou que não tinha conhecimento sobre a decisão de Vasques e que não vai se pronunciar sobre o caso. No texto, o ex-secretário afirmou ainda que os casos de corrupção na polícia são exceções e devem ser combatidos e que atingiu o objetivo de reduzir a criminalidade no Paraná.