Governo, com atraso de dezoito anos, concede aos legistas e auxiliares de pericia a possibilidade de subir um patamar na carreira.

11/10/2012 20:00

O governo autorizou, finalmente, neste último dia 10, a promoção excepcionalizada, para os médicos legistas no estado do Paraná, prevista no art. 28 da lei 14.678/05.

Para entender: Esta tabela é composta por quatro classes, com três referências cada. O entrante no cargo, inicia na quarta e útima classe, na referência III. A mudança dentro da diz-se Progressão e a mudança de Classe, chamamos Promoção. Pela lei 14.678/05 que rege, atualmente, o quadro dos peritos, a Promoção só é possível com desesseis anos de trabalho, o que significa trabalhar sessenta anos para alcançar o último nível. Pois bem, esta lei, bem como outros equívocos do Executivo, fizeram com que muitos dos legistas e outros peritos, ficassem com suas carreiras estagnadas por mais de quinze anos, com prejuizos de toda ordem.

Assim, a AMLPR parabeniza o Dr. Cid Marcus Vasques, senhor Secretário da Segurança Pública do Paraná, pela sensibilidade e disposição em tentar corrigir esta situação que se arrasta há anos, pelos mais diversos governos.

Sabemos que, o novo reenquadramento na carreira não nos leva ao nível e classe que deveríamos pertencer, pois nos falta a Promoção por tempo de serviço, prevista no artigo 28 da referida Lei e mais o Reenquadramento por Titulação, mas já é um pequeno passo.

Confiamos que nossas perdas serão reparadas. Os esforços continuam.

________________________________________________________

Segundo a Agência de Notícias do Paraná - 10/10/2012 17:10

O governador  autorizou nesta quarta-feira (10/10), em Curitiba, a promoção de 87 peritos da Polícia Científica que atuam no Instituto de Criminalística do Paraná e no Instituto Médico-Legal (IML) em todo o Estado.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, a nomeação dos novos peritos criminais representará um acréscimo de mais de 20% no quadro de profissionais da área no Estado. “É um aumento significativo, que refletirá na melhoria dos serviços prestados”, afirmou.

PROMOVIDOS – Do Instituto de Criminalística foram promovidos 45 peritos criminais de Curitiba e das seções técnicas do interior: Londrina, Paranaguá, Cascavel, Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Também obtiveram progressão de carreira profissionais das 17 sedes do Instituto Médico-Legal: nove auxiliares de anatomia e necropsia (7); 28 médicos legistas e cinco toxicologistas. O IML tem sedes em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, União da Vitória.

ALTERAÇÃO NA LEI – Paralelamente à contratação de novos peritos, o governo trabalha na elaboração de um anteprojeto de lei que encurtará o tempo de serviço necessário para que profissionais da categoria obtenham promoções. Atualmente, a lei estadual 14.678/2005 prevê que os peritos só podem ser promovidos depois de 15 anos na carreira.

Promoções – Instituto de Criminalística
Perito Criminal

4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 35 servidores
3ª classe referência II para a 2ª classe referência III – 10 servidores
Promoções – Instituto Médico Legal
Auxiliar de Anatomia e Necropsia
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 7 servidores
2ª classe referência II para 1ª classe referência III – 2 servidores
Toxicologista
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 4 servidores
3ª classe referência II para a 2ª classe referência III – 1 servidores
Médico-Legista
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 22 servidores
3ª classe referência II para a 2ª classe referência III – 6 servidores

 

Publicação no Diário Oficial